Saiba mais sobre: Como usar chavetas e morcetes no processo de serigrafia.
Quem trabalha com serigrafia precisa saber da importância do uso de parafuco-chaveta e morcetes no processo sserigráfico, principalmente para garantir o encaixe de cores.
Para fazer o encaixe de cores você vai instalar três pequenos “parafusos” na sua matriz. Dois deles são parafusos laterais e no centro vai a chaveta, que basicamente é um parafuso com outro perpendicular.
Os parafusos laterais vão regular a posição da sua tela verticalmente, logo, também são responsáveis pela inclinação da sua arte final. A chaveta regula a posição horizontal da arte.
O uso de chavetas e parafusos é importantíssimo para o encaixe de cores das suas estampas. Para desenhos simples é possível fazer encaixe de cores sem usar os parafusos, mas recomendamos que você sempre use.
Já o morcete é um batente-guia fixado perpendicularmente ao trilho dos berços/mesa corrida, nele se encosta a chaveta durante o processo de impressão, poi o Morcete servirá para indicar o registro do o local em que as chavetas ou a base única deverá ser posicionada. Assim, o Morcete deve ser fixado no trilho e serve tanto para os berços uniários, duplos ou mesa corrida.
Os morcetes e parafusos-chavetas da Higval possuem maior precisão e contribuem para um melhor resultado no processo de impressão serigráfica.